Finep comemora alavancagem do programa InovaCred

Artigos e Notícias

Finep comemora alavancagem do programa InovaCred

Publicado dia 21/07/2015
Criado em 2012 para estimular a competitividade  nos pequenos negócios por meio do estimulo à inovação, o programa Inovacred até o ano passado ainda não havia decolado. Após a detecção e soluções de problemas, a iniciativa cresceu 400% em apenas um ano, chegando a centésima operação realizada em maio de 2015.

Para se ter a ideia do volume de operações nestes 365 dias, até abril de 2014 apenas 23 contratos haviam sido assinados. Já, em julho deste ano, o Inovacred já bateu a marca de 107 contratos. Na visão da Finep, os resultados positivos do programa são fruto do plano de fomento estruturado, uma agenda institucional elaborada para identificar empresas com o perfil atendido pelo InovaCred.

“Queríamos entender o porquê da baixa procura pelo programa. Havia crédito disponível para micro, pequenas e médias empresas, mão não havia projetos”, observou o gerente do Departamento de Produtos Financeiros Descentralizados da Finep, Marcelo Camargo.

Entre as principais causas da baixa adesão estavam a burocracia e a pouca expertise na área de inovação por parte dos bancos de desenvolvimento e agências de fomento estaduais. “Consequentemente, esses parceiros não possuíam uma relação de empresas elegíveis para o programa”, ressaltou Camargo.

Um dos pilares para revitalização do plano, portanto, é a realização de reuniões periódicas com os principais agentes estaduais de inovação para a apresentação do Inovacred. Outra medida adotada busca auxiliar grandes empresas em seus desafios tecnológicos através do financiamento de projetos de micro, pequenas e médias empresas que façam parte de sua cadeia de fornecedores. O terceiro e o quarto pilares do plano de fomento estruturado são a parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o estabelecimento da Finep em grandes agendas (congressos, seminários, palestras, etc).

(Agência Gestão CT&I, com informações do MCTI)