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O ciclo PDCA é tradicionalmente conhecido como uma metodologia de gestão voltada para a melhoria de processos ou produtos.
Para definir seu conceito de forma simples, pois não tem esse artigo o objetivo de se aprofundar na metodologia do ciclo PDCA, precisamos traduzir sua sigla em inglês composta por letras que determinam a sequência a ser adotada no ciclo, ou seja:
P - Plan = Planejar
D - Do =
Fazer
C - Check = Acompanhar /
Monitorar
A - Act =
Corrigir/Melhorar
A ideia é adotar esse ciclo para
a realização e mensuração da eficácia de um processo, ou seja, Planejar, Fazer, Acompanhar e Melhorar, repetindo o mesmo de forma
recorrente objetivando introduzir em nossa empresa o conceito de melhoria
contínua.
Pois bem, depois desse breve
resumo sobre o ciclo PDCA, você deve
estar se perguntando o que isso tem a ver com Marketing de Conteúdo?
Bem, o Marketing de Conteúdo
trabalha com estratégias e ações que visam engajar e aumentar nossa rede de
clientes bem como potencializar a geração de Leads, que são oportunidades de
negócios a serem exploradas.
Essas estratégias de um modo
geral têm na sua concepção a criação de conteúdo de alto valor agregado para
nosso público-alvo, criando por parte dele uma percepção muito positiva da nossa
Marca.
Uma vez identificado e
qualificado o Lead, precisamos nutri-lo com conteúdo que o faça, em determinado
momento de nosso relacionamento, optar por nossa Marca, gerando uma conversão
de venda.
Mas onde entra o PDCA nessa história?
Em primeiro lugar, vale frisar
que para iniciar qualquer campanha de Marketing de Conteúdo, nós devemos PLANEJAR, ou seja, definir qual o
objetivo queremos alcançar com essa campanha, como por exemplo, se queremos
aumentar o número de Leads ou melhorar o reconhecimento e reputação de nossa
Marca em determinado público que nos interessa.
Mais ainda, para PLANEJAR
corretamente é preciso identificar qual o público-alvo queremos atingir e definir que ferramentas vamos usar.
No que tange às ferramentas a
serem utilizadas, hoje temos diversas disponíveis, sendo que podemos utilizar
um Blog interativo para demonstrar autoridade no negócio que nos propusemos a
desenvolver, temos as Redes Sociais com facebook, Linkedin e Instagran apresentando
resultados bastante interessantes e também, os já difundidos E-Books com conteúdo
mais abrangente e aprofundado que fazem com que nossos clientes preencham um
formulário de cadastro que nos permitirá nutri-los para sempre e não só até a
conquista da almejada conversão.
Uma vez planejado, temos que FAZER, ou seja, executar as atividades
para implementar nosso planejamento focando atingir nossos objetivos. Temos que
preparar os conteúdos de forma adequada ao nosso público-alvo e objetivos,
elaborar um cronograma de publicações, desenvolver os E-Books da arte ao
conteúdo. Isso requer dedicação, pois não é pouco trabalho.
Tudo feito, precisamos entender
que é essencial CHECAR o que está
acontecendo, monitorar e medir os resultados, verificando se estão indo de
encontro com os nossos objetivos traçados.
Nesse sentido, torna-se relevante
pensarmos em Indicadores de Performance, que nos ajudem a mensurar se a
estratégia que adotamos é o caminho mais adequado para obtermos os resultados
que esperamos ter. Não podemos deixar de corrigir os rumos de nossa campanha
sempre que necessário. O planejamento inicial não deve ser considerado definitivo
e estático.
E nesse momento devemos MELHORAR, ou seja, dar o passo final e
fechar o primeiro ciclo do nosso PDCA, analisando os resultados sintetizados em
nosso monitoramento através de nossos indicadores e definir ações de correções
que se façam necessárias para potencializar nossa estratégia de Marketing de
Conteúdo.
Lembre-se sempre que o ciclo PDCA
deve ser rodado diversas vezes ao longo da campanha para estabelecermos um processo de melhoria contínua para que as mesmas sejam
otimizadas e nos façam alcançar os resultados almejados.
Para concluir, percebe-se que o
ciclo PDCA pode ser utilizado de forma bem abrangente e serve como uma
metodologia interessante para muita coisa que está surgindo no mundo Digital, muitas vezes sem muito parâmetro de verificação quanto à qualidade e quantidade dos resultados, que se não forem bem planejadas e mensuradas, embora muitas vezes com custos
menores, acabam não trazendo os resultados esperados e o investimento é perdido.
Pense sempre em Planejar para Fazer alguma coisa, Checar
o que foi feito e Melhorar sempre!
Carlos Lamberti Júnior
Diretor da Jointech Consulting